O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTE PROJETO:
Compreender a importância da natureza e tudo o que ela nos oferece;
• Identificar a necessidade da ajuda do homem na preservação e
manutenção da natureza;
• Desenvolver a consciência da utilização sustentáveldos recursos
naturais.
DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Aproximadamente 2 semanas.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM OS
ALUNOS:
O projeto será iniciado através de uma conversa sobre o que é natureza
e a importância desta para a sobrevivênciade todas as espécies no Planeta.
Depois de coletar as informações, a professora, utilizando, caderno e
lousa, transmitirá aos alunos o conceito de natureza, a intervenção (benéfica
ou maléfica)do homem no decorrer dos anos, bem como a importânciae o
poderdo homem na preservação da natureza.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DO PROJETO:
Para coletar mais informações e melhorar a aquisição de
conhecimentos, será solicitado aos alunos duas pesquisas: a 1ª será realizada
com os pais ou pessoas conhecidas, sobre assuntos importantes referentes ao
tema; a 2ª pesquisa será realizada em sala de aula, utilizando livros, revistas
ou jornais.
Todas as informações coletadas,nas pesquisas, serão apresentadas aos
demais alunos que com o auxilio da professora realizarão a confecção de um
mural.
Utilizando a sala de informática e o Cd“Emília e a reforma da natureza”,
os alunos irãover e ouvir a história do CD. Com a intervenção da professora, os
alunos, poderão compreender que tudo na natureza tem seu modo de ser, que
o ser humano pode intervir na natureza, para auxiliá-la e não para destruí-la.
Através das atividades interativas do Cd,realizadas nos computadores,
em duplas ou individualmente, os alunos poderão compreender melhor, como
cultivar determinados alimentos e a importância da preservação para que nada
venha a faltar.
Para finalizar o projeto, ressaltando todo o conteúdo trabalhado, será
iniciado cultivo deuma horta. Para que os alunos entendam o preparo da terrae
seu cultivo, a professora, utilizando o Projetore o telão, apresentará um vídeo
explicativo e ilustrado sobre o preparo e cultivo de uma horta (http://
www.youtube.com/watch?v=_HsRtjK7kPs). Sanada todas as dúvidas,será
iniciado pelos alunos, com a orientação e acompanhamento da professora,
passo a passo o preparo e cultivo da horta.
As sementes ou mudas, destinadas a plantação, poderão ser adquiridas
na agropecuária ou extraídas de frutoslevados pelos alunos.
Os alimentos cultivados na horta serão higienizados e consumidos pelos
próprios alunos.
RECURSOS COMPLEMENTARES:
•Lousa, giz;
Caderno, lápis e borracha;
CD Emília e a reforma da natureza (Coleção Sítio do Pica-Pau Amarelo -
http://www.paminformatica.com.br/);
Vídeo sobre a horta http://www.youtube.com/watch?v=_HsRtjK7kPs;
Computador;
ProjetorMultimídia e telão;
Jornais, revistas e livros;
Máquina fotográfica digital para registro de todo projeto.
Sementes, adubos e materiais para preparo e cultivo da horta.
AVALIAÇÃO:
Será realizada durante todo o projeto, analisando a participação, o
interesse e a execução das atividades propostas, bem como a mudança
nos hábitos diários dos alunos, visando a conscientização em relação a
preservação da natureza.
Todo processo será fotografado para montagem de um vídeo que será
postado no site da escola.
AUTORAS:
ANA CAROLINA;
CLAUDIA;
FERNANDA;
PATRICIA;
SUELEN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário